Começou a praticar o Naha-Te entre os nove e onze anos e aos quatorze iniciou os estudos com Kanryo Higashionna. Este foi um período de treinamento árduo, pois seu mestre era muito exigente. Após a morte do Mestre Kanryo Higashionna, Miyagi viajou para a província de Fukien na China, seguindo o exemplo de seu mestre para continuar seus estudos. Lá ele estudou o Shaolin e o Pá Kua duas formas de boxe chinês. Da mistura destes dois sistemas, um duro/exterior do Shaolin, o outro suave e circular/interno do Pá Kua e seu nativo Naha-Te, um novo sistema surgiu. Somente em 1929 é que Chojun Miyagi chamou o seu estilo de Goju-Ryu, nome baseado nos oito preceitos da tradição do Boxe Chinês - um clássico sobre artes marciais chamado Bubishi. GO significa rigidez, força (aspecto positivo) e JU significa flexível, suave (aspecto negativo). Sendo nesses dois aspectos que são baseados a filosofia do GOJU. Após alguns anos na China Chojun Miyagi retorna a Okinawa e abre um dojo, onde ensinou por muitos anos adquirindo reputação de um excelente karateca e como organizador de métodos de ensino, recebendo uma comenda por seu notável trabalho no campo da Educação Física.
山口剛玄
Gogen Yamaguchi nasceu em 20 de janeiro de 1909 na cidade Kagoshina ao sul de Kyushu.
Desde cedo mostrava grande interesse pelas artes marciais e já nos primeiros anos escolares começou a treinar Kendo e Karate sob a tutela de um carpinteiro chamado Sr. Murata, experiente karateca de Okinawa o qual se impressionou com o jovem Yamaguchi, pela sua atitude séria e boa vontade para o duro treinamento. Ele ensinou tudo o que sabia sobre o Goju-Ryu a Gogen Yamaguchi.
Durante seus dias como estudante de direito, Yamaguchi estabeleceu seu primeiro clube de Karate na Universidade Ritsumeikan em Kioto. Logo seu dojo ficou famoso na cidade pelo duro treinamento e intenso exercício respiratório. Naquela época os karatecas praticavam somente kata e Yakusoku kumitê e eram incapazes de competições mútuas. Foi então que Yamaguchi criou o primeiro estágio para o que é conhecido hoje como Jiyu Kumitê e estabeleceu regras para decidir do vencedor das disputas.
Em 1931, com 22 anos, Gogen Yamaguchi foi apresentado para o fundador do estilo Goju-Ryu o mestre Chojun Miyagi. Esse encontro afetou profundamente a visão de Yamaguchi sobre o Karate. Anteriormente ele havia treinado somente o aspecto rígido do Goju, mas após esse encontro Yamaguchi estava determinado a treinar o aspecto espiritual tanto quanto fisicamente. Mestre Miyagi veio a ter muita estima por Yamaguchi e por ter dominado tão bem o aspecto rígido do Goju, Miyagi apelidou-o de Gogen que significa “tempestuoso”. E Miyagi nomeou então Gogen Yamaguchi como seu sucessor na escola Goju do Japão.
Durante os anos seguintes, Gogen Yamaguchi passou longas temporadas no monte Kurama onde ele submeteu-se a rígidos exercícios e duros treinamentos em Sanchin, meditação e jejum. Tornou-se uma das mais excitantes figuras da história do karate, ficando mundialmente conhecido como “O Gato” pela graça e velocidade de suas técnicas e por sua postura favorita em luta chamar-se “Neko Ashi Dachi” (postura do gato).
Mestre Yamaguchi contribuiu enormemente para o desenvolvimento do Karate Goju e para o karate em geral. Sob sua liderança a International Karatê-do Goju Kai Association (I.K.G. A) emergiu como uma organização forte que iria incrementar a popularidade do karate no Japão e em várias nações do mundo a ponto de hoje ter mais de 35 países contando com o ensino do Karate Goju-Kai. Gogen Yamaguchi teve sucesso em unir todas as escolas de karate do Japão numa instituição única que resultou na formação da Federation of All Karatê-do Organization (FAJKO), em 1964.
Yamaguchi juntou ao sistema Goju os "Taikyoku katas” métodos de treinamento para iniciantes como preparação para katas mais avançados. Na combinação de prática religiosa com o treino de karate, incorporou a yoga e a religião e todos esses aspectos anteriores e fundou, em tempos recentes, o Goju-Shinto. Estabeleceu a inter-relação de mente e corpo e consubstanciou as funções da respiração e da meditação como essência no entendimento das artes marciais. Esta a razão, no Goju, do exercício respiratório “IBUKI”, concentração total dos músculos num todo, trazendo a mente e corpo para um estado de “vazio coerente”.
A Kokusai Budo Renmei International Martial Arts Federation do Japão - entidade cujo dirigente é o Príncipe Higashikuni, da Família Imperial Japonesa - nomeou Mestre Gogen Yamaguchi “Shihan” da divisão das organizações de karate. Nunca antes um homem simples recebera tão importante reconhecimento pelo desenvolvimento e propagação do Karatê-do.
Mestre Yamaguchi chegou ao 10° Dan, sempre dono de intensa dedicação e determinação que o tornaram uma lenda do karate também mestre de Yoga e sacerdote Shinto. Yamaguchi morreu em 1989, deixando em seu lugar seu 3o filho Goshi Yamaguchi, não sem antes unir em perfeita harmonia os aspectos “Go” e “Ju” de sua arte.
HIROFUMI GOSHI YAMAGUCHI
Nasceu em Shinjing na Manchúria em 28 de setembro de 1942. Foi o terceiro filho de Kaiso (o fundador) Mestre Gogen Yamaguchi. Em 1951, aos oito anos, iniciou a prática do Karatê-do no Senzoku Dojo em Asakusa. Foi graduados primeiro dan em 1957 e o segundo dan em 1959. Em 1962 obteve o terceiro dan e tornou-se professor.
Entrou na universidade de Nihon em 1963 onde graduou-se em estudos de cinema no departamento de artes. Quando era um estudante, ele teve a oportunidade de ensinar Karatê-do durante um ano num dojo americano. Após retornar ao Japão deu aulas em vários dojos Goju-ryu. Graduou-se em 1969 quando torno-se Shihan dedicado o tempo todo, no dojo principal, dedicado a promover e desenvolver o Karatê-do Goju-ryu. Ele visitou e ensinou em mais de 40 países como instrutor autorizado da Goju-kai, de todas as federações japonesas de Karatê-do, da federação de Tókio de karate, como referência internacional.
Em 1990 ele foi apontado como presidente de todas as associações japonesas de Karatê-do Goju-kai, associações internacionais de Karatê-do Goju-kai, e Saiko Shihan (Grand Master) por duas associações.
RYUZO WATANABE
Nasceu em Fukushima, Japão em 29 de Janeiro de 1.923. Saiu do Japão, com seus familiares em Dezembro de 1.929, como passageiros em um navio cargueiro, desembarcou no Brasil em 07 de Fevereiro de 1.930.
Bem cedo foi atraído pelas artes marciais, começou a praticar jiu-jitsu, Kendo e Judô, além de suas ocupações na lavoura e como caminhoneiro. Porém, foi só aos 37 anos que encontrou no karate a arte que modificaria o sentido de sua vida. Não foi tão fácil, entretanto seu acesso a essa prática. Tentou um contato com Mestre Harada, de São Paulo, e conseguiu treinar com Mestre Seichi Akamine. Procurou a Associação Brasileira de Karate que por ser, na época, uma organização muito fechada não lhe permitiu acesso imediato. Foi através de um empregado seu, chamado Haishi, no entanto que pode penetrar naquele local, para um primeiro treino, inusitadamente vestindo camiseta e calça de linho. Passaria daí em diante, a praticar seis exaustivas horas por dia com toda a dedicação de que era capaz e indiferente a opiniões alheias.
Coincidentemente, nesta ocasião a I.K.G.A. (Japão), procurava expandir-se na América do Sul, fundando uma base de atuação, e a partir do Brasil representar o estilo goju-ryu nos 13 países do eixo sul-americano. Foi através de uma visita do Mestre Doi à nossa terra que Sensei Watanabe recebeu a determinação de tomar o cargo de Diretor da Sucursal por nomeação direta do Grande Mestre Gogen Yamaguchi do Japão.
Foi assim que, em 1.963, Sensei Watanabe se tornava diretor da Associação Brasileira de karate, em 1964, Vice-Presidente e em 1965 tomava posse na Presidência da Associação Cultural de Karate. Sensei Watanabe foi também presidente da U.K.G.B. (União de Karatê-do GOJURYU do Brasil) e U.S.K.G. (União Sul-americana de Karatê-do GojuRyu) e Vice-Presidente da I.K.G.A. (International Karatê-do Goju-Kai Association).
A GojuRyu, entretanto, começou definitivamente em São Paulo a 15 de setembro de 1.975, quando o Hanshi Watanabe, foi oficialmente nomeado pelo Mestre Gogen Yamaguchi. A partir desta data, começou a sua dedicação ao estilo GOJURYU, criando pólos de desenvolvimentos em todos os Estados Brasileiros e vários países da América do Sul.
O Hanshi Ryuzo Watanabe, a partir de então, dedicou praticamente toda sua vida ao Karate GOJURYU da I.K.G.A. promovendo eventos ou tarefas que beneficiassem seu estilo, seja com sua técnica apurada, portador de um carisma invejável, por onde passava conquistava seguidores, a extrema sensibilidade mais a imaginação e a intuição, juntaram-se a motivação, simplicidade e a amizade para romper os laços que uniram o espírito à realidade. Mesmo com idade avançada e doente (sem que a maioria de seus filiados soubesse), sempre dava o exemplo, sendo o primeiro a chegar e o último a sair em todos os eventos da GojuRyu.
Hanshi Ryuzo Watanabe faleceu em 5 de dezembro de 1.998.
9o DAN - 05/12/1999 - IKGA ( International Karate Goju Kai Association )